quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidade IV Ativ.1 Pensando Sobre Possiveis Mudanças

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Unidade 4: Pensando Sobre as Possíveis Mudanças.
Escola Municipal Professora Maria do Socorro Coelho Silva.
Cursista: Maria de Fatima Alves Brauna Cabral.

Pensando Sobre as Possíveis Mudanças

Nos dias atuais a Educação está se inserindo em uma nova pedagogia, a”transformadora”, em que o professor tem que está atento, atualizando-se, inovando e aprendendo mais, pois a Educação necessita de profissionais habilitados para essa mudança. Pedro Demo diz: que o professor é a figura fundamental, é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal...pois é através desse profissional que as mudanças entram na escola.
Nota-se que os educadores deste século têm avançado nessa área, estão se preparando para viverem esse novo contexto, ou seja a nova linguagem e cultura popular dos dias atuais que são: mp3, DVD, televisão, internet, computador, blog, e-mail, entre outros.
Em relação a situação do docente, as políticas educacionais devem ser direcionadas para a prática pedagógica e a qualidade da aprendizagem, para isso o educador precisa ser valorizado, socialmente, profissionalmente e economicamente. Deve ser motivado a interagir conhecimentos através da participação em congressos, seminários, fóruns, entre outros. A escola tem que disponibilizar recursos tecnológicos, didáticos e mais tempo, para que o educador possa alcançar sua meta e melhorar sua pratica, produzindo e criando meios para está à altura dos conhecimentos dos alunos.
Atualmente o aluno recebe muitas informações e têm acesso a inúmeros conhecimentos disponíveis na internet, porém é necessário que haja orientação para formação do perfil deste novo aluno, que mesmo tendo toda essa facilidade, a grande maioria não busca aprendizagem, querem apenas passar de ano, copiando da internet textos prontos e entregando para o professor. Demo diz: “ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda”. Concorda-se, pois o aluno é o centro, o professor é o orientador e para isso acontecer é necessário que o professor esteja à altura, se capacitando e atualizando-se através de cursos tecnológicos intensivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário