quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidade IV Atividade 3 Conceito de Curriculo

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC.
Unidade IV- Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 3- Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo.
Tutora: Deus ira de Sousa Barros
Cursista: Maria de Fátima Alves Braúna Cabral.
Unidade Escolar: Escola Municipal Prof.ª Maria do Socorro Coelho Silva.
Data: 18/09/2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo.

Entende-se por currículo como sendo um plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a
Ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover.

Elaborar e executar aulas através de projetos tem uma melhor aprendizagem, pois são planejadas com base nas necessidades do aluno. O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar num entorno educativo concreto. O currículo também é visto como prática em que se estabelece o dialogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos.
Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimentos. Dessa forma, trabalho do professor é o de mediar à construção do conhecimento do aluno, utilizando como ferramenta as tecnologias.

Unidade IV Atividade 2B Plano de Aula Reelaborado

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Unidade IV: CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Cursistas: Maria de Fátima Alves Brauna Cabral , Lusia Farias de Sousa e Sebastiana Salva Ferreira Araújo.
Unidade Escolar: Escola Municipal Prof. Maria do Socorro Coelho Silva

Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Infantil
Componente Curricular: Língua Portuguesa Historia, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação Religiosa.

O que o aluno poderá aprender com estas aulas?
- Ler textos com êxito;
-Produzir e interpretar com objetividade;
- Conhecer e utilizar as funcionalidades das ferramentas dos recursos disponíveis na internet
- Apresentar as formas de conhecimentos, através do uso adequado das tecnologias da informação e da educação.

Duração das Atividades:
Em andamento: 24 de agosto de 2010: 12 aulas previstas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelas professoras:
Leitura, produção artística e oral;
Analisar se os alunos conhecem os recursos disponibilizados para realização das aulas, computador, internet, data show e pendrive.

Estratégias e Recursos das Aulas:
As atividades serão desenvolvidas na sala de aula, pois ainda não temos laboratório de informática, serão utilizados: computador, internet, data show, pendrive, caixa de som microfone e câmera digital.

1 Etapa:
No primeiro momento os alunos farão as primeiras atividades de leitura com o uso do data show, realizarão atividades de produção artística.
2- Etapa:
O segundo momento os alunos irão expor suas produções artísticas em forma de slides com uso do projetor e mídia.
3- Etapa:
O terceiro momento os alunos irão apresentar as trovas , trovinhas e suas produções em forma de um livro, que será exposto na culminância do projeto.

Recursos Complementares:
-
Avaliação:
Será observadas as tentativas de leitura e escrita, contemplando a diversidade dos alunos para estimular a aprendizagem, valorizando suas produções e será organizados momentos de apreciação.

Unidade IV Atividade 2B Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Unidade Escolar; Escola Mun. Profª Maria do Socorro C. Silva Data: 17/09/2010

Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais
Cursista; Lusia Farias de Sousa, Maria de Fátima Alves Braúna Cabral e Sebastiana Salva Ferreira Araújo

Componente Curricular: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes, Educação Religiosa


Tema: Produção, Interpretação, Leitura tendo como objetivo incentivar o hábito pela leitura, tendo em vista a necessidade que as crianças apresentam, além de contribuir para desenvolver o pensamento, a curiosidade, a criatividade e o raciocínio lógico e crítico do aluno.

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?

Os educandos aprenderão ler textos com êxito, produzir com clareza e objetividade, Interpreta e fazer pesquisas buscando conhecimento e colocando em prática as idéias que surgirem durante todo o desenvolver do projeto.
Confeccionar e ilustrar um pequeno livro com todas as Trovas Trovinhas referente à História do Município, o meio ambiente, clima da região e conscientizar cultura religiosas locais pesquisadas e até mesmo criadas pelos alunos.

Duração das atividades: junho a novembro de 2010.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Noções de leitura, produção, interpretação, criação de desenho etc.

Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Trova e trovinhas acontecem semanalmente com os professores do 1° ao 5° ano e Educação Infantil.

As tecnologias acontecem através de um cronograma, onde digitam textos, e utilizam outros programas no âmbito do projeto.
Percebemos que a equipe escolar participa ativamente desse processo ensino aprendizagem, de forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares; e de forma paralela, ao longo do ano letivo. E em horários oposto, as aulas vão acontecendo gradativamente.

Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação História, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação Religiosa.

Recursos complementares:

 Materiais didáticos. ( cadernos, livros, giz, quadro).

 Material humano. ( monitores/alunos).

 Tecnologia ( programas word, excel, paint e outros

 Internet

 Data show

 Caixa de som, microfone

 Aparelho de som


Avaliação:


Será diária e continua incentivando os alunos como um todo, pois, durante o desenvolvimento do projeto, serão observadas as muitas tentativas de leitura e escrita, contemplando à diversidade dos educando para estimular a aprendizagem valorizando suas produções e serão organizados momentos coletivos de apreciação.
Também serão realizadas situações de reflexão coletiva sobre os cuidados com material escolar e até mesmo a higiene pessoal. Espera-se que todas as atividades propostas possam ser realizadas com satisfação.



UnidadeIV Ativ.2A Socializando Experiencia com Projeto na Sala de Aula

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Atividade: 2ª- Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Cursista: Maria de Fátima Alves Braúna Cabral.
Unidade Escolar: Escola Mun. Prof.ª Maria do Socorro Coelho Silva.
Data 18/09/2010.

Socializando uma experiência com projeto.

A experiência de trabalhar com projetos têm mostrado que as tecnologias podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do aluno.
O projeto: Trovas e trovinhas foram desenvolvidas com os alunos da Educação infantil, com o uso das novas tecnologias e com isso notou-se o despertar das crianças, demonstrando mais interessados pelas aulas, obtendo assim um ótimo resultado do trabalho desenvolvido.
Trabalhar com computador, internet, data show é tudo de bom, pois obtém mais informações e ilustrações e é aí que os alunos demonstram maior interesse e participação na realização das atividades propostas, tomando gosto pela leitura, escrita tornando-se mais atenciosos e concentrados, comprovando sua criatividade.
Com o uso do data show as crianças puderam visualizar trovinhas ilustradas que enriqueceram ainda mais a aprendizagem dos mesmos.
As atividades foram realizadas de acordo com o que foi programado no planejamento. As ferramentas usadas para o desenvolvimento das atividades foram: internet; pendrive, data show e computador, as atividades foram realizadas em sala de aula, pois ainda não foi instalado o laboratório em nossa unidade escolar.

Unidade IV Ativ.1 Pensando Sobre Possiveis Mudanças

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Unidade 4: Pensando Sobre as Possíveis Mudanças.
Escola Municipal Professora Maria do Socorro Coelho Silva.
Cursista: Maria de Fatima Alves Brauna Cabral.

Pensando Sobre as Possíveis Mudanças

Nos dias atuais a Educação está se inserindo em uma nova pedagogia, a”transformadora”, em que o professor tem que está atento, atualizando-se, inovando e aprendendo mais, pois a Educação necessita de profissionais habilitados para essa mudança. Pedro Demo diz: que o professor é a figura fundamental, é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal...pois é através desse profissional que as mudanças entram na escola.
Nota-se que os educadores deste século têm avançado nessa área, estão se preparando para viverem esse novo contexto, ou seja a nova linguagem e cultura popular dos dias atuais que são: mp3, DVD, televisão, internet, computador, blog, e-mail, entre outros.
Em relação a situação do docente, as políticas educacionais devem ser direcionadas para a prática pedagógica e a qualidade da aprendizagem, para isso o educador precisa ser valorizado, socialmente, profissionalmente e economicamente. Deve ser motivado a interagir conhecimentos através da participação em congressos, seminários, fóruns, entre outros. A escola tem que disponibilizar recursos tecnológicos, didáticos e mais tempo, para que o educador possa alcançar sua meta e melhorar sua pratica, produzindo e criando meios para está à altura dos conhecimentos dos alunos.
Atualmente o aluno recebe muitas informações e têm acesso a inúmeros conhecimentos disponíveis na internet, porém é necessário que haja orientação para formação do perfil deste novo aluno, que mesmo tendo toda essa facilidade, a grande maioria não busca aprendizagem, querem apenas passar de ano, copiando da internet textos prontos e entregando para o professor. Demo diz: “ser professor não é dar aulas, não é instruir, é cuidar que o aluno aprenda”. Concorda-se, pois o aluno é o centro, o professor é o orientador e para isso acontecer é necessário que o professor esteja à altura, se capacitando e atualizando-se através de cursos tecnológicos intensivos.