segunda-feira, 24 de maio de 2010

Unidade 2 atividade 1 - O que é hipertexto?

Curso; Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Unidade: 2 – Navegando em hipertexto
Tutora – Deduziram de Sousa Barros.
Turma: B
Escola Municipal Professora Maria do Socorro Coelho Silva.
Consista: Maria de Fátima Alves Braúna Cabral.
Data: 17/05/2010
(Atividade: 1 – a) O que é hipertexto?

Hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos.
Funcionalmente um hipertexto é um tipo de programa para organização de conhecimentos, aquisição de informações e comunicação.
Confesso que quando ouvir falar em hipertexto pensou que era para fazer um super texto, ou seja, um texto enorme ou um relatório das páginas lidas de um livro.
No entanto agora entendo que os textos e suportes são inseparáveis na produção do hipertexto, o leitor interage com esses objetos de ler, seja ele computador, livros, telas, entre outros e a partir daí produz o hipertexto. É o que estou fazendo agora, o qual mudou minha maneira de processar a leitura, me interagindo com o módulo e a leitura virtual, ligada ao computador e internet, coisa que antes não fazia, pois não tinha acesso.
Portanto o hipertexto é apenas uma maneira hipertextual de ler, que não é invenção recente, basta realizar leituras em meio digitais herdadas do papel e realizar suas novas atividades.
Algumas vantagens dessa ferramenta é impulsionar o aluno a pesquisa e a produção de textos, é um facilitador no ensino e aprendizagem, pois os navegadores participam ativamente da construção de novos conhecimentos.
Para mim tem sido um pouco difícil, pois às vezes tenho me perdido em meio às navegações , porem muito gratificante, pois está me possibilitando adquirir novos conhecimentos e ao mesmo tempo compartilhá-los, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem.

3 comentários:

  1. "Algumas vantagens dessa ferramenta é impulsionar o aluno a pesquisa e a produção de textos, é um facilitador no ensino e aprendizagem, pois os navegadores participam ativamente da construção de novos conhecimentos". Cara colega julgei importante o destaque que você fez sobre o hipertexto, pois concordo com você que é uma ferramenta que impulsiona o aluno a pesquisar!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai colega, eu também estava com reseio sobre hipertexto,mas,após a leitura e navegar no hipertexto fiquei muito feliz pois, pecebei que o mesmo é somente uma ferramenta que veio facilita e tirar alguma dúvida diante de uma leitura.Parabéns você entendeu bem o hipertexto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns colega concordo plenamente com você pois o hipertexto é um texto com organização de conhecimento e aquisição de informação, que utilizamos no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir